3
D Côa / ARPALEA

DESENVOLVIMENTO DE MODELOS NUMÉRICOS PARA A CARACTERIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL DAS
                 GRAVURAS RUPESTRES DO VALE DO CÔA


O objectivo do projecto é a elaboração de modelos numéricos tridimensionais para efeitos de registo e replicação exacta, sem contacto directo, de gravuras rupestres do vale de Côa, com fins didácticos, museológicos e de investigação.

As acções a executar serão as seguintes:

Levantamento por tecnologia laser e de visão artificial (triangulação laser ponto a ponto; processamento de imagem a partir de varrimento laser), incluindo melhoramento de tecnologia própria já desenvolvida pelo Departamento de Optoelectrónica do INETI;

Levantamento por estereofotogrametria, subcontrato a empresa da especialidade;

Produção experimental de réplicas sobre diversos tipos de matérias-primas, usando a tecnologia CAD/CAM já existente no Departamento de Optoelectrónica do INETI, que permite a gravação laser a profundidade constante de superfícies planas e possibilita, portanto, a reprodução exacta da maioria dos painéis de gravuras do Côa;

Estudo da viabilidade técnica e económica da fabricação de sistemas de gravação laser a profundidade variável sobre superfícies curvas de grande dimensão.

Dada a grande diversidade das suas dimensões, desde poucos centímetros até alguns metros, é aconselhável a utilização, separada ou complementar, das duas técnicas acima referidas, de modo a que, independentemente da dimensão da gravura, seja sempre possível garantir o seu levantamento com a resolução adequada. As três técnicas que serão estudadas, desenvolvidas e testadas satisfazem todas elas os condicionamentos do projecto, dados serem métodos de «detecção remota» que registam a forma dos objectos sem contacto directo, com resoluções que podem atingir os microns, e permitem a geração subsequente de ficheiros numéricos a partir dos quais poderá então ser feita a replicação bi e tridimensional desses objectos.

A Fotogrametria é um processo para a determinação da forma, tamanho e posição de um objecto registado numa fotografia. Todas as qualidades num elemento horizontal e plano do objecto são reproduzidas numa fotografia métrica precisa com uma exactidão geométrica e na medida padrão desejada. O objecto é registado em duas vistas diferentes, de modo a que a geração do modelo permita uma visão tridimensional mensurável em aparelho apropriado. O registo é feito em película ou vidro (mais estável), e a geração do modelo numérico do objecto a partir das imagens obtidas é feita com a ajuda de aparelhos de exploração especiais ( estações de correlação de imagem).


Essa representação numérica do objecto permite a obtenção em pós-processamento de plantas, de corte e de modelos tridimensionais.
A triangulação laser ponto a ponto baseia-se na medição da distância entre o instrumento de medida e o objecto sob inspecção. A cobertura 3D do objecto é assegurada pelo varrimento da totalidade da área inspeccionada, registando-se para cada ponto do objecto (e para a imagem correspondente) a posição XY e a distância, o que permite detectar as variações ou irregularidades do objecto. O sistema pode funcionar num processo de aquisição directa para um computador que, após processamento, forma a imagem de acordo com as características desejadas. Será de prever a redundância em termos do sensor de posição de modo a prevenir a alteração das características do padrão de reflexão produzidos pelo objecto, e um sistema de controlo de ganho do sistema laser, adaptando-o às propriedades reflectoras dos materiais em que as gravuras estão inscritas.

             

A aquisição de imagem por iluminação com uma linha laser consiste na obtenção de uma série de perfis obtidos através do varrimento de toda a área inspeccionada por uma linha laser, que é movimentada ao longo de toda a superfície de modo a criar a imagem, linha a linha, do objecto. A imagem assim produzida é fixada por uma ou mais câmaras de alta resolução, podendo ser depois adquirida e processada em computador, de acordo com as características desejadas.      A resolução em uma das dimensões está dependente das características do sensor propriamente dito, enquanto que a resolução na outra dimensão dependerá da amostragem de imagem, ou seja, do espaçamento entre deslocações sucessivas da linha laser sobre a superfície que está a ser varrida.

No caso dos painéis de maiores dimensões, poderá ser necessário recorrer, na fase de produção experimental de réplicas, à sua separação em vários blocos de dimensão adequada, depois montados em mosaico. Estas primeiras réplicas poderão por sua vez ser usadas como base física para a produção de múltiplas cópias executadas a partir delas através da tradicional moldagem, caso isso seja necessário ou se revele mais económico.

Serão seleccionados para esta experiência 12 painéis localizados em diferentes pontos do vale do Côa e que sejam representativos da variabilidade existente em termos de dimensão das figuras, de complexidade dos motivos, de geometria das superfícies, de técnicas, de gravação e de profundidade de sulcos. Em princípio, a lista de painéis é a seguinte:


Sítio                                Painéis
Canada do Inferno          Rochas 1 e 14
Pesnascosa                     Rochas 1, 4 e 6
Quinta da Barca              Rocha das três cabras e rocha do                                           cavalo e meia encosta
Ribeira de Piscos            Rochas 1 e 2
Vale de Cabrões             2 rochas com gravuras filiformes
Vermelhosa                     1 rocha com gravuras filiformes

       


Este Projecto foi financiado pelo IPA e Programa RAPHAEL

Entidades Participantes:
INETI- IPA (Instituto Português de Arqueologia)


[ Quem Somos | Contratos de I&D | Produtos | Notícias | Publicações
Formação | Prémios | Clientes | Mapa do Site | Home Page ]

© Copyright 1996, 1999, INETI - DOP
Última actualização:03-04-2000
Pedidos de informações: Drª. Cristina Aguiar
Webmaster: Luís Crespo
Art Director: Dr. Carlos Duarte
Responsável: Engº. José Cabrita Freitas
Campus do INETI, Edifício D - Estrada do Paço do Lumiar, 22 - 1649-038 Lisboa, Portugal - Tel.: +351. 217 165 181 - Fax: +351. 217 163 048
Linha Verde do INETI 800 227 000