Entropia da Informação dos Sistemas

A informação é uma variável universal a par com o espaço, o tempo e a matéria. Todos os sistemas têm propriedades naquela variável básica e universal. Uma característica dos sistemas é a sua entropia da informação. Esta grandeza é tratada como uma grandeza básica do sistema como o é, por exemplo, a massa.

Escolheu-se como medida desta grandeza, entropia da informação, a medida proposta por Shannon. Uma pleiade de actividades, o têxtil, o papel, os curtumes, a cartografia, a defesa e a linguística foram caracterizadas com recurso a este novo conceito. A tecnologia que daí resultou mostrou-se eficaz na resolução de múltiplos problemas, sem resolução anterior, em todos esses sectores essenciais da actividade.

A equipa e os contratos que foram reunidos para este trabalho integram desde a investigação fundamental até aos produtos industriais (responsáveis também pela comercialização) passando pelas empresas utilizadoras dos vários sectores.

Os sistemas têm como propriedades básicas, o espaço que ocupam, o tempo que perduram, a matéria e a energia que consomem ou produzem.

O conhecimento de que, o espaço, o tempo e a matéria ou energia são as variáveis fundamentais e de que a sua medição é relativistica são dados para a cultura e para a ciência de hoje.

Acontece, porém, que em simultâneo com o espaço, o tempo e a matéria ou energia, o Universo está também imerso em informação.

Se existe ciência e tecnologia para medir o espaço, para medir o tempo e para medir a massa ou a energia e se as técnicas de medição destas grandezas têm vindo a aumentar o seu rigor e precisão, para medir a informação de um sistema, não existia uma tal ciência nem uma tecnologia associada.

Este trabalho "Entropia da Informação dos Sistemas; uma nova ciência, uma nova tecnologia" é sobre os primeiros passos no sentido da caracterização e exploração da variável informação dos sistemas.
Mostra-se que a informação é uma característica tão permanente dos sistemas como o são o espaço, o tempo e a energia. Sempre que a tecnologia associada à sua medição através do conceito de entropia da informação foi aplicada, problemas de difícil resolução passaram a ter uma solução eficaz.

É assim o caso dos têxteis no que diz respeito à caracterização dos defeitos, à qualidade da penteação da lã e à qualidade dos fios. O problema da caracterização de defeitos em cabedais fica também resolvido. A medida do grau de heterogeneidade da distribuição espacial de fibras no papel tem pela primeira vez o método adequado. A caracterização de espécies agrícolas e a sua cartografia pode ser obtida com recurso apenas ao parâmetro da entropia da informação. Inclusivé sistemas tão complexos como os conflitos armados e a língua são susceptíveis de caracterização baseada apenas num parâmetro.

Este trabalho é então sobre uma nova ciência, a ciência que trata da medida de uma característica fundamental de qualquer sistema, a sua entropia da informação e de uma nova tecnologia que consiga de uma forma expedita produzir os equipamentos para a medir.

Conclui-se a partir dos resultados obtidos para a indústria têxtil, para a indústria do papel, para a indústria dos curtumes, (que são as indústrias, hoje, mais importantes em Portugal), para a indústria da cartografia, para a defesa e para a linguística, que a tecnologia já desenvolvida é de molde a ter introduzido uma resolução em muitos métodos e a vir proporcionar, através da monitoração e caracterização da informação dos sistemas, a supervisão da qualidade baseada apenas num parâmetro.


Prémio BOA ESPERANÇA 1990 ENTROPIA DA INFORMAÇÃO DOS SISTEMAS: UMA NOVA CIÊNCIA UMA NOVA TECNOLOGIA J. PINTO PEIXOTO * F. CARVALHO RODRIGUES * FERNANDO D. CARVALHO * M. SANTOS SILVA


[ Quem Somos | Contratos de I&D | Produtos | Notícias | Publicações
Formação | Prémios | Clientes | Mapa do Site | Home Page ]

© Copyright 1996, 1999, INETI - DOP
Última actualização:03-04-2000
Pedidos de informações: Drª. Cristina Aguiar
Webmaster: Luís Crespo
Art Director: Dr. Carlos Duarte
Responsável: Engº. José Cabrita Freitas
Campus do INETI, Edifício D - Estrada do Paço do Lumiar, 22 - 1649-038 Lisboa, Portugal - Tel.: +351. 217 165 181 - Fax: +351. 217 163 048
Linha Verde do INETI
800 227 000